Festivais

Pode um Leão de Cannes lançar uma marca?

Imagens de Marca, 14-04-2016

Foi com o objetivo de tentar descobrir a importância da criatividade e dos festivais para a construção de uma marca que a Casa das Areias Brancas lançou um pedido à agência Ray Gun: tornar a Casa das Areias Brancas conhecida através do Festival de Criatividade – Cannes Lions.

Face a este briefing, a agência produziu uma campanha online sob o mote “Areias Brancas «The most famous unknown cake»” que está disponível no YouTube e inscreveu-a no Festival de Cannes.

Em declarações ao Imagens de Marca, Hugo Filipe Pinto, diretor criativo da Ray Gun, explica que “queremos aumentar a notoriedade das Areias Brancas, mostrar o seu papel na região e na doçaria portuguesa e com isso, algo ainda maior, provar a relevância de Cannes porque acreditamos que com um leão, a marca vai ainda ser mais conhecida. E obviamente, conhecida por todo o mundo.”

O mesmo criativo defende que este tipo de festivais muitas vezes parecem mais “uma feira de vaidades” em vez de um veículo que tem a capacidade de projetar criatividade e também as próprias marcas.

Quando questionado se vai de facto conseguir ganhar um leão em Cannes para promover a marca, Hugo tem uma visão otimista e refere que “trata-se de uma ideia tão “estranha” para os próprios parâmetros de Cannes que, quem a percebe gosta imenso da ideia. É também uma espécie de contramovimento, entrar num concurso para provar a sua relevância, aceitando e rejeitando os parâmetros do mesmo. No fundo, é também um choque do sistema, mas também é isso que nos define enquanto agência.”

No entanto, o responsável da Ray Gun refere que, apesar de ainda não estar fechado, é possível que a marca se ative no recinto do festival. A agência acrescenta ainda que mesmo o trabalho não seja premiado em Cannes, só a campanha, já deu mais do que o retorno esperado à Casa das Areias Brancas que até a nível, veja-a no vídeo acima.

http://imagensdemarca.sapo.pt/conteudos-especiais/radar/pode-um-leao-de-cannes-lancar-uma-marca/

  • Português
  • English